Chat
Online!

Chat
Online!

Criar e aproveitar cada oportunidade é sinônimo de sucesso


Alguma vez você ouviu falar em Espírito Empreendedor? Se você fizer uma breve pesquisa, vai ver que o “espírito empreendedor é um conjunto de habilidades que permitem que uma pessoa consiga identificar e aproveitar oportunidades. É a capacidade de superar obstáculos e obter sucesso em diversos cenários, inclusive nos adversos”.  

Na COMVERSA desta semana você vai conhecer a história Cauê Moreira Melo, empresário e empreendedor em diferentes áreas.

O Início do espírito empreendedor

Cauê recorda que na infância já era um curioso, desmontava todos os brinquedos para saber como eles funcionavam por dentro. Sua relação com o empreendedorismo começou bem cedo, aos 14 anos, após a família ter um mesmo carro furtado três vezes, sentiu a necessidade de ter um sistema de segurança que no Brasil, só existia no Rio de Janeiro.

Aproveitando o período de férias, Cauê passou 30 dias no Rio de Janeiro em um curso básico, para aprender sobre esse sistema e em seguida trouxe o produto para ser vendido em Natal, onde além de instalar o sistema na sede da construtora dos pais, também vendeu para outras empresas e trabalhou com isso por pelo menos dois anos.

Agropecuária

Logo depois, enquanto se preparava para o vestibular, Cauê conheceu o mundo da agropecuária em uma fazenda arrendada pela família. La ele aprendeu sobre plantio, irrigação, adubação e trabalhou produzindo bananas e distribuindo para supermercados e atacados em todo o Estado. O trabalho durou aproximadamente 7, até começar a ter problemas com a seca que, consequentemente fez a produção cair e começou a gerar prejuízos. No mesmo período os pais de Cauê voltaram a empreender na área da construção e o chamaram para ficar à frente dos negócios.

Construtora

A empresa D’Casa é uma construtora especializada em condomínios residenciais horizontais, com empreendimentos na cidade de Natal/RN e região. No período da pandemia da Covid-19, assim como em todas as áreas, a construção civil também teve um declínio. E foi aí que, durante o período de isolamento social, em uma granja com a família, Cauê resolveu estudar sobre como gerar energia solar.

Energia Solar

O espírito empreendedor continuou lá, foi então que iniciou uma nova jornada de estudos, pesquisas, conversas com amigos que tinham conhecimento sobre o assunto para entender, principalmente sobre a legislação da distribuição de energia. Neste processo, juntamente com um amigo que hoje também é sócio, Cauê descobriu um modelo chamado “Aluguel Fracionado de Usina”, e foi ai que com coragem, ousadia, o jovem empreendedor montou uma usina e procurou amigos próximos que possuíam estabelecimentos como mercadinho, farmácia, clínica e elaborou um teste experimental, montou um sistema com planilhas para fazer comparações de gastos e economia que essas pessoas teriam em seus estabelecimentos, até sentir confiança e dar um passo ainda maior na área.

Hoje, Cauê continua administrando os negócios da família e está construindo uma usina solar 10 vezes maior que a usina atual. E como um bom apaixonado pela agricultura, o espaço também será aproveitado para a atividade agro, inicialmente apenas como um hobby.

Sobre as dificuldades de empreender no Brasil, Cauê pontuou a burocracia: “quem consegue empreender no Brasil, consegue empreender em qualquer lugar do mundo” disse.

Para quem deseja empreender, Cauê aconselha a ter coragem e não desistir no primeiro obstáculo. Estudar e buscar conhecer o segmento que se quer trabalhar também é fundamental para obter o sucesso.

Cauê formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduado em gestão de projetos pela FVG. Também possui cursos de Criação e operação da Trilock sistemas de segurança automotiva, Produção Agrícola e atualmente estuda Investimentos e Construções de Usinas Solares.