NATAL/RN
Em primeiro lugar, precisamos esclarecer uma coisa: O que é Câmbio?
Configura-se como câmbio, toda operação de troca de moeda de um determinado país por uma moeda de outro país. Quando as pessoas precisam viajar para outro país, não vão conseguir comprar nada lá com a nossa moeda, o Real. Então, é preciso haver a troca pela moeda “nativa”, ou seja, a moeda utilizada naquele país de destino.
Agora sim, você já sabe o que é câmbio, podemos passar para o Mercado de Câmbio.
O famoso Mercado de Câmbio ou Mercado Cambial é onde são transacionadas operações de compra e venda de moedas estrangeiras pela nacional ou mesmo entre duas ou mais moedas estrangeiras entre si.
Para se operar nesse mercado é preciso que haja a participação de entidades autorizadas pelo Banco Central (BACEN) a efetuarem as operações demandadas pelos clientes.
Também se incluem como operações nesse mercado, o pagamento de contas em outros países, transferências para o estrangeiro, inclusive as postais, vales postais e operações com cartões de uso internacional.
No Brasil o mercado cambial é regulamentado e fiscalizado pelo BACEN e qualquer pessoa física pode operar no mercado, desde que por intermédio de um agente autorizado, as famosas “Casas de Câmbio”, e desde que obedecidas as regras em vigor.
Com um bom planejamento e conhecimento, você pode utilizar o câmbio a seu favor e alcançar seus objetivos internacionais!
E então, agora já sabe o que fazer? Entra ou não no mercado cambial?
A gente se vê no próximo post.
Forte abraço.
Até lá.